Caro/a leitor/a,
Depois da Revista Crítica de Ciências Sociais, da RCCS Annual Review, acolhemos mais uma revista do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra: os e-cadernos CES, revista de Ciências Sociais e Humanas que optou pela sua difusão em acesso livre.
Encontrará ainda uma apresentação de dois blogues: Na fronteira dos deuses negros e Social Movement Research PT, uma listagem dos novos anúncios na plataforma Calenda, assim como as próximas datas das formações em blogging científicos no ISCTE-IUL.
Boas leituras,
Marie Pellen p’la equipa do OpenEdition


Novas revistas online na Revues.org

e-cadernos CES

É uma revista eletrónica publicada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Cada número aborda um tema atual e privilegia a publicação de textos que promovam uma abordagem inter-/transdiciplinar ou que contribuam para uma perspetiva crítica das ciências humanas e sociais. A revista disponibiliza os seus 18 números em acesso livre nos formatos ePub, PDF, HTML.

http://eces.revues.org/


Revista Crítica de Ciências Sociais

Editada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, arevista concede uma atenção particular a estudos que contribuam paraum conhecimento crítico da realidade portuguesa e um aprofundamento deperspetivas comparativas privilegiando trabalhos com potencialtransdisciplinar que concorram para a discussão teórica e para areflexão epistemológica num contexto global. A revista disponibilizaos seus 40 últimos números em acesso livre nos formatos ePub, PDF eHTML.

http://rccs.revues.org/


RCCS Annual Review

É uma publicação anual online em inglês que inclui uma seleção de textos publicados em português na Revista Crítica de Ciênciais Sociais no ano anterior. A revista disponibiliza os seus 6 números em acesso livre Freemium.

http://rccsar.revues.org/


Novos blogues de investigação na Hypotheses

Na fronteira dos deuses negros

O presente blogue pretende tratar da religião Yorùbá e da sua diáspora Brasileira, o Candomblé de matriz jeje-nagô, numa perspetiva multidisciplinar, cruzando História religiosa, Teologia em contexto africano e Antropologia.

http://jfdias.hypotheses.org/


Social Movement Research PT

O blog destina-se à distribuição de informações sobre novas publicações, workshops e projetos de pesquisa sobre movimentos sociais e participação política na sociedade civil em Portugal.

http://portuguesemovements.hypotheses.org/


Próximos eventos assinalados na Calenda

Humanidades digitais e e-Science
12 de Maio de 2014
Chamadas de trabalho

Estão abertas as inscrições para o DHandEs 2014, o  Workshop sobre Humanidades Digitais e e-Science, organizado com o apoio da AHDig . O Workshop acontecerá entre 20 e 21 de Outubro de 2014, como parte da programação da e-Science 2014, a 10ª Conferência Internacional sobre e-Science do IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers, nacidade do Guarujá, no Brasil.
http://calenda.org/282357

Arquitectura ou Revolução
15 de maio de 2014
Colóquio

A propósito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, retoma-se afrase panfletária “Architecture ou Révolution”, proferida por Le Corbusier em Vers une Architecture (1923). Será este o suporte do colóquio internacional, que tem como objectivo estimular uma reflexão capaz de confrontar a dimensão ética do trabalho do arquitecto, com os desafios disciplinares da própria arquitectura.
http://calenda.org/286105

Verba Volant? Oralidade, escrita e memória
20 de Maio de 2014
Colóquio

Na sequência de iniciativas anteriores, e produto do mesmo desejo de aprofundar uma reflexão crítica estimulante sobre a permanência e repercussão da herança da Antiguidade Clássica na Cultura Ocidental de todos os tempos, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, está a organizar, no âmbito da Linha de Investigação de Estudos de Literatura e Cultura, o Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória».
http://calenda.org/283157

Mudanças e continuidades. A passagem da Idade Média à Moderna no espaço Ibérico
26 de Maio de 2014
Seminário

O presente workshop tem por objectivo reunir jovens de diferentesnacionalidades, desde pós-doutorandos a investigadores cujas pesquisasjá se encontram amadurecidas, para reflectir sobre processoshistóricos na longue durée. Este evento será o primeiro de um ciclo deworkshops com uma periodicidade anual, que pretende discutir atemática geral em estudo partindo de diferentes enfoques.O workshopcontará com a discussão de três grandes temas - Cultura-Religião,Economia-Comércio e Política-Diplomacia, a partir dos quais sepretende realizar uma dupla leitura, consecutiva e interdisciplinar,sobre as mudanças e continuidades na passagem da Idade Média à Modernano espaço Ibérico com o intuito de observar a ambiguidade e aindefinição das cronologias rígidas.
http://calenda.org/285167


Seminários CRIA 2013/2014

26 de Maio de 2014

Seminários

Este seminário destina-se aos investigadores integrados do CRIA e tem como objectivo principal a partilha e a discussão dos resultados parciais das investigações. Presume-se, por isso, a participação de todos. Em particular, apela-se vivamente aos investigadores doutorandos e de pós-doutoramento FCT/CRIA que assistam e participem nestes seminários. Os seminários podem ser apresentados em português, espanhol, inglês ou francês. Contempla-se também a presença de convidados nacionais e internacionais.

http://calenda.org/287830

Marcas do Império
29 de Maio de 2014 / 3 e 17 de Junho de 2014 / 9 de Julho de 2014
Ciclo de conferências
O IHC e o CRIA vêm propor com esta nova edição do seminário Marcas do Império - Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea, cujas sessões terão lugar entre Abril e Julho de 2014, um espaço de reflexão ede diálogo em torno das mais recentes linhas de investigação dedicadas ao colonialismo português. Investigadores de História, de Antropologia ede outras áreas apresentarão os resultados das suas pesquisas, numa óptica formativa que visa evidenciar a actualidade, indissociavelmente científica e política, de uma abordagem do colonialismo em geral, e do português em particular; ilustrar a pluralidade das formas de análise doobjecto colonial; e mostrar a inovação conceptual e metodológica da investigação que se tem centrado na problemática colonial.
http://calenda.org/283006

Manuscritos medievais em movimento
30 de Junho de 2014
Chamadas de trabalhos

O congresso internacional "Manuscritos Medievais em Movimento. A circulação de obras, imagens, modelos e idéias na Península Ibéricadurante a Idade Média" é a segunda edição da iniciativa "Medieval Europe in Motion", celebrada pela primeira vez em Lisboa em 2013, e organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. A fim de criar sinergias acadêmicas e científicas internacionais, esta segunda edição resulta de uma colaboração entreo Instituto de Estudos Medievais da UNL, o Grupo de Investigação “Tardogótico” da Universidade de Cantabria e do Instituto de Estudos Medievais da Universidade de León.
http://calenda.org/281826

Heranças e promessas da desconstrução
30 de junho de 2014
Chamadas de trabalhos

«A desconstrução não precisa da desconstrução», disse um dia Jacques Derrida sugerindo que, desconstrução, este gesto e este idioma do pensamento filosófico doravante ligados ao seu nome, existe desde sempre aoperar no seio da civilização ocidental independentemente do nosso querer – como um signo da nossa incondição e como uma seta tele-po-ética apontando rumo ao porvir.
http://calenda.org/277985


Próximos workshop sobre o blogging científico


Os proximos workshop sobre o Blogging científico decorerão no ISCTE-IUL, Lisboa nos dias :
  • 15 de maio de 2014
  • 19 de junho de 2014
Programa :
  • Apresentação da plataforma Hypotheses
  • Disponibilização do caderno e primeira configuração
  • Objetos editoriais do caderno
  • Publicação de conteúdos simples
  • Opções de configuração avançadas
  • Publicação de conteúdos complexos (inserção de objetos)
Inscrição : lus@openedition.org
A participação é livre.