Caro/a leitor/a,
Para começar bem o novo ano, é com grande entusiasmo que anunciamos a estreia da nossa newsletter dedicada aos conteúdos lusófonos no portal do OpenEdition. Neste mês de Janeiro, acolhemos mais duas revistas em acesso livre: Anuário Antropológico, uma revista brasileira de antropologia e Cultura, uma revista portuguesa sobre história e teoria das ideias.

Encontrará também uma lista dos novos blogues na plataforma Hypotheses e uma listagem dos anúncios até ao final de Março na plataforma Calenda, assim como os eventos académicos que se propõem pensar os 40 anos da Revolução dos Cravos.
OpenEdition deseja-lhe um excelente ano.

Marie Pellen, p'la equipa do OpenEdition

Novas revistas online na Revues.org

Anuário Antropológico
O Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhase outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês.
http://aa.revues.org/

Cultura. Revista de história e teoria das ideias

Publicação interdisciplinar fazendo convergir as perspetivas da história, da filosofia, do pensamento político e dos estudos literários. Trata ideiase práticas políticas, religiosas, científicas, económicas, sociais, estéticas e filosóficas, nas suas formas de expressão e difusão, com destaque para a ligação entre o espaço português e o espaço ibérico, brasileiro e ibero-americano.

http://cultura.revues.org/


Novos blogues de investigação na Hypotheses


A publicação científica

O blog trata das ciêncais da informação dentro do contexto brasileiro e interessa-se pela publicação científica, disseminação do conhecimento científico , redação de artigo, rede social, bibliometria, acesso livre, aplicativos para gerenciamento de bibliografias, avaliação da produção científica, ética das publicações, bibliométria e cientométria, ommunicação científica e dados de pesquisa.
http://publicient.hypotheses.org/

Atlantic Crossings
The research project aims the study of a significant dimension of material culture and consumption practices – its ability to frame, organize, and therefore produce social reality - through the analysis ofpresent-day Atlantic crossing migratory movements between Portugal and Brazil.
http://acrossings.hypotheses.org/

Sobola
Blog de um projeto de investigação sobre a música, os movimentos sociais e as novas tecnologias no espaço "luso-iberico".
http://sobola.hypotheses.org/


2014, os 40 anos da Revolução dos Cravos na Calenda


40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospectivas

Asingularidade portuguesa apresenta hoje novas pontes de comunicação comparativa com outras realidades territoriais, oferecendo-se como um raro laboratório de análise sociológica. Fenómenos de regressão (estrutural e disposicional), de articulação de ritmos assincrónicos de mudança social, de proliferação do risco e da incerteza, conciliação conflitual de modernidades múltiplas numa modernidade inacabada, desafiam-nos a olhar sociologicamente estes últimos 40 anos e também a refletir prospectivamente sobre as tendências e desafios do futuro próximo. É com muito prazer que a Associação Portuguesa de Sociologia (APS) convida sociólogos e outros especialistas nacionais e estrangeirosa submeterem propostas de comunicação até dia 6 de outubro de 2013.

http://calenda.org/256672


40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais
Noano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada “terceira onda de democratização” em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais.

http://calenda.org/253793


Portugal, 40 anos de Democracia
Nomomento em que se cumprem 40 anos da revolução democrática do 25 de abril de 1974, o país que ela ajudou a transformar vive uma das mais graves crises dos últimos 160 anos. Em 40 anos de democracia, Portugal viveu de forma intensa as grandes transformações da contemporaneidade que mudaram profundamente relações sociais, identidades coletivas, sistema político, que produziram avanços e recuos muito acentuados na transformação da natureza das relações económicas. Poucas sociedades europeias sofreram mudanças tão acentuadas no espaço de uma geração: a emancipação de uma das mais longas ditaduras da história europeia, o fimde uma guerra longa de 13 anos, ou a explosão criativa de democracia vivida há 40 anos abriram o caminho para a mudança socioeconómica e a maturidade política e cultural que, contudo, desde há alguns anos entraram num ciclo depressivo.

http://calenda.org/274091


Revolução e cinema: o exemplo português
Assinalandoo quadragésimo aniversário da Revolução de Abril em Portugal, o colóquio tem por objectivo reunir uma série de intervenientes, investigadores e cineastas em torno da questão da representação cinematográfica da revolução e da persistência das suas formas e figurasno cinema português contemporâneo.

http://calenda.org/263434


Revolução e democracia. Ciclo de conferências dedicado aos 40 anos da Revolução de Abril
Aocompletarem-se quatro décadas sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974,a FCSH/NOVA organiza, durante todo o ano de 2014, um ciclo de conferências temáticas mensais intitulado “Revolução e Democracia: 40 anos do 25 de Abril”. Esta iniciativa tem a colaboração da SIC Notícias na sua difusão.


Próximos eventos assinalados na Calenda


Eles e elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde

23 - 24 de janeriro de 2014
Seminários - Representações

O Seminário, organisado pelo Centro de Psicologia da Universidade do Portoe pelo European Trade Union Institute, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2014, na FPCEUP (Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto PORTUGAL), realizado com tradução simultânea (espanhol, francês, português), pretende:
- Desenvolver colaborações entre as organizações sindicais de diferentes Estados-membros da UE (França, Bélgica, Espanha, Portugal) acerca das temáticas da ‘Igualdade de tratamento no mercado de trabalho’e do ‘Género e saúde no trabalho’.
- Desenvolver colaborações entre as organizações sindicais nacionais e o ETUI acerca dessas duas temáticas.
- Demonstrarem que medida a análise diferenciada em termos de género enriquece tanto os estudos que dizem respeito ao mercado de trabalho, como os relativos às questões de saúde no trabalho.
http://calenda.org/274033


AVANCA | CINEMA 2014

Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
31 de Janeiro de 2014
Chamadas de trabalhos - Comunicação

AAVANCA | CINEMA vai realizar a 5ª edição em Julho de 2014, reunindo umavez mais investigadores, académicos, estudantes, realizadores e cinéfilos em Avanca para cinco dias de partilha, tendo como tema centralo Cinema. Na última edição da conferência, aconteceram 140 apresentações de 178 participantes de que resultou um livro de comunicações com 1288 páginas. Entre campos de milho, câmaras, projetores e telas, o conhecimento científico em torno do cinema é divulgado entre cerca de 400 participantes do festival e da conferência edos 18000 espetadores, que chegam dos quatros cantos do mundo. Os autores estão convidados a submeterem trabalhos nos temas abaixo sugeridos (mas não limitados a estes).
http://calenda.org/272878


Políticas de sexualidade, homo-lesbo-transfobias e heterossexismo em cenários globais e locais

31 de Janeiro de 2014
Chamadas de trabalhos - Antropologia

Simpósiotemático durante o Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura que busca reunir pesquisadoras e pesquisadores que tragam contribuições relevantes ao campo interdisciplinar dos Estudos Lésbicos eGays e de Teoria Queer e às metodologias de pesquisa e análise e cujos resultados das investigações tenham eficácia na transformação da sociedade e na melhoria da qualidade de vida dos grupos estudados. Serãoaceitos trabalhos cujas análises sejam as políticas de Estado e/ou as políticas de movimentos sociais, assim como estudos comparativos nas diversas áreas disciplinares.
http://calenda.org/272030


Representações do espaço no tempo do space shuttle Columbia. As arqueologias hídricas da cidade de São Paulo

17 de fevereiro de 2014
Chamadas de trabalhos - Estudos urbanos

Representaçõesdo espaço no tempo do space shuttle Columbia - As arqueologias hídricasda cidade de São Paulo é o título do 2º número da revista PASSAGENS (periódico associado ao Programa de Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE-IUL, editado pela Caleidoscópio). Esta segunda edição está a ser preparada em conjunto comprofessores e investigadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo daUniversidade de São Paulo (FAU-USP), tendo como apoio específico o grupo de pesquisa “Metrópole Fluvial”.
http://calenda.org/274515


Museus, utopia e urbanidade

31 de Março de 2014
Chamadas de trabalhos - Época Contemporânea

Encontra-seaberto o call for papers para o 4.º número da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, a ser publicado no final de 2014. Para além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas este número incluirá um dossier sobre o tema – “Museus, Utopia e Urbanidade”, coordenado por Helena Barranha e Nuno Crespo.
http://calenda.org/270815