Caro/a leitor/a,
Para concluir o mês de Junho temos a honra de acolher mais duas revistas em acesso aberto: Horizontes Antropológicos e Medievalista Online.
Encontrará ainda uma apresentação de dois blogues: a.muse.arte e ESHtoris. Blog da biblioteca Celestino Domingues, uma listagem dos novos anúncios na plataforma Calenda.
Boas leituras,
Marie Pellen pela equipa do OpenEdition


Novas revistas online na Revues.org

Horizontes Antropológicos

Horizontes Antropológicos é um periódico semestral de acesso aberto, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Seus números são temáticos e abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar à antropologia para a compreensão dos fenômenos socioculturais. Recomendamos a leitura do seu último número dedicado aos megaeventos desportivos.

http://horizontes.revues.org/


Medievalista Online

Surgiu em 2005, a Medievalista é uma revista online semestral, especializada em Idade Média, publicada pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publica trabalhos de investigação sobre História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, Filosofia, etc., privilegiando as abordagens interdisciplinares.

http://medievalista.revues.org/ 


Novos blogues de investigação na Hypotheses

a.muse.arte 

Aqui damos notícia do que acontece no mundo dos museus e da arte. Aqui deixamos, ao correr do pensamento, reflexões ou comentários acerca do que vai sendo notícia. Este blog é um bloco de notas, um caderno de viagens, um diário… 

http://amusearte.hypotheses.org/ 


ESHtoris. Blog da biblioteca Celestino Domingues 

Blog com uma abordagem pluridisciplinar dedicado sobretudo à divulgação do acervo documental da Biblioteca Celestino Domingues, bem como ao apoio à investigação e ensino nas áreas do Turismo e da Hotelaria.

http://eshtoris.hypotheses.org/


Próximos eventos assinalados na Calenda


Redes mercantis portuguesas e portos portugueses na Idade Moderna 

30 de Junho de 2014 

Colóquio 

O workshop internacional reúne investigadores que se ocupam do estudo das relações comerciais ibéricas e da sua relação com a Europa e o Mundo. 

http://calenda.org/291813


[Entre]vistas: desenho, aplicação e análise de entrevistas em investigação social 

30 de Junho de 2014 

Informação diversa 

A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora organiza um curso livre com dois objectivos principais: proporcionar a aprendizagem dos fundamentos teóricos e práticos que alicerçam o desenho, aplicação, tratamento, análise e interpretação de dados através de entrevistas semi-directivas no contexto da investigação científica em geral e qualitativa em particular; aprofundar e actualizar competências metodológicas de base necessárias à reflexão crítica sobre a natureza, contextos de recolha, vantagens e limitações dos dados obtidos através da aplicação da técnica da entrevista semi-directiva em áreas disciplinares diversas e contextos múltiplos da investigação científica, actividade académica e profissional. 

http://calenda.org/291902


Trabalho, educação e conflitos sociais 

2 de Julho de 2014

Seminário

Seminário luso-brasileiro "Trabalho, educação e conflitos sociais". Dia 2 de julho de 2014. Entrada gratuita sujeita a inscrição prévia através do email: Fabiane.previtali[at]gmail.com.

http://calenda.org/293577


I jornada da (In)formação

9 de Julho de 2014

Jornada

Primeira jornada da (In)formação da linha Literacias e património textual do Cidehus decorrerá na universidade de Évora, dia 9 de Julho de 2014.

http://calenda.org/293587


Marcas do Império
9 de Julho de 2014
Ciclo de conferências
O IHC e o CRIA vêm propor com esta nova edição do seminário Marcas do Império - Colonialismo e Pós-Colonialismo na época contemporânea, cujas sessões terão lugar entre Abril e Julho de 2014, um espaço de reflexão ede diálogo em torno das mais recentes linhas de investigação dedicadas ao colonialismo português. Investigadores de História, de Antropologia e de outras áreas apresentarão os resultados das suas pesquisas, numa óptica formativa que visa evidenciar a actualidade, indissociavelmente científica e política, de uma abordagem do colonialismo em geral, e do português em particular; ilustrar a pluralidade das formas de análise do objecto colonial; e mostrar a inovação conceptual e metodológica da investigação que se tem centrado na problemática colonial.
http://calenda.org/283006 


I República e republicanismo 

15 de Julho de 2014

Chamada de trabalhos

O II Congresso I República e republicanismo é promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo. O Centro República (www.centrorepublica.pt) tem por missão garantir a preservação e a disponibilização do património digital, bibliográfico e documental produzido e reunido no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da República e realizar iniciativas destinadas a promover a investigação e a elaboração de estudos científicos sobre a I República e o Republicanismo.

http://calenda.org/293566


 Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964

15 de Setembro de 2014

Chamada de trabalhos

À luz da complexa relação entre história e memória, o dossiê Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 – nº 10 (dezembro/2014) proposto pela Revista Crítica Histórica tem a finalidade de suscitar o debate em torno de questões relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se iniciou a partir daí, vinculando acontecimentos passados à manifestação de seus feitos e legados em períodos posteriores. Portanto, através desta chamada, convidamos pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos e reflexões sobre o tema. Ademais, o convite se estende também àqueles interessados em contribuir com as seções de fluxo contínuo, resenhas, documentação, ensaios, entrevistas (ver as seções que compõe a Revista Crítica Histórica).

http://calenda.org/292927


Os portos e a guerra
15 de Setembro de 2014
Chamada de trabalhos

Interfaces entre terra e mar, é vasta a rede de relações que, nos portos e a partir deles, se estabelece com a política, a sociedade, a economia, o mercado interno, e os circuitos, comunicações e as rotas de comércio internacionais.A evolução portuária pode e deve ser compreendida no seu contexto e em todas as suas dimensões. Considerando os portos, desde a sua génese, enquanto parte integrante da evolução social e económica encontramo-nos perante um produto e produtor dessa mesma evolução, com uma importância crescente que se desenvolve a par da complexificação das relações entre as sociedades.

http://calenda.org/293181

Conhecimento para sociedades abertas e inclusivas - Doutoramento em sociologia

15 de Setembro de 2014

Informações diversas

A visão que inspira este programa de doutoramento está inscrita no título: “Sociologia, conhecimento para sociedades abertas e inclusivas”. Partimos de um pressuposto estratégico: a relevância do conhecimento produzido pelas ciências sociais (a sociologia, em particular) para compreender as sociedades reflexivas contemporâneas e nelas intervir. Compreender implica a crítica do senso comum e das pré-noções espontâneas, assim como a construção de teorias e conceitos que fornecem um quadro coerente para interpretar a realidade, o qual é depois posto à prova e validado no confronto com a empiria. O conhecimento fundamental deve ser encorajado em si mesmo; mas permite fortalecer a capacidade de traduzir a teoria em acção e intervenção sociais, informadas e focadas. As sociedades precisam de sociologia. E a sociologia alimenta a sociedade.

http://calenda.org/293103


Ciência e arte, SciArt: museus, laboratórios, cientistas e artistas

31 de Outubro de 2014

Chamada de trabalhos

Call for papers para o 5.º número da revista MIDAS a ser publicado na primavera de 2015. Além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas (Varia), recensões críticas e Notações (pequenos artigos, projetos) este número vai incluir um dossier sobre o tema: “Ciência e Arte, SciArt: Museus, Laboratórios, Cientistas e Artistas”, coordenado por Marta Agostinho, Pedro Casaleiro e Herwig Turk. Os textos devem ser enviados até 31 de outubro de 2014 para revistamidas@gmail.com

http://calenda.org/293201